Retroatividade

terça-feira, 5 de abril de 2011

Retroatividade
 
Retroatividade -  Reflexão dos efeitos de uma lei nova, de uma decisão ou de um ato jurídico sobre fatos jurídicos já consumados: retroatividade da ratificação, dos efeitos do casamento, do estado da falência etc. 
Teoria da retroatividade -  A teoria pertinente à aplicação das leis do tempo, teoria pertinente à retroação de leis, à eficácia de leis relativamente a eventos anteriores à sua vigência. 
Princípio da não-retroatividade -  Modalidade segundo a qual, em Direito Penal, vige o princípio da irretroatividade da lei, corolário do princípio da legalidade. O princípio em análise, todavia, sofre exceção quando a aplicação retroativa for mais favorável ao réu. Vide lei penal no tempo. Vide princípio da legalidade. Vide princípio da retroatividade benéfica.
Retroatividade" em Jurisprudência
 
TRIBUTÁRIO - ANALOGIA E RETROATIVIDADE DE LEI MAIS BENÉFICA - ARTS. 106 E 108 DO CTN.
1. Descabe a aplicação da analogia se existe legislação específica regulando o tema.
2. Não cabe a retroatividade de lei em matéria tributária se não configurada qualquer das hipóteses do art. 106, II, do CTN.
3. Recurso especial improvido
STJ - 22 de Junho de 2004
DÉBITO TRIBUTÁRIO. APLICAÇÃO DA RETROATIVIDADE BENIGNA DO ARTIGO 106, II DO C.T.N., ACOLHIDA, "IN CASU". RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONHECIDO E PROVIDO.

STF - 05 de Dezembro de 1983
RETROATIVIDADE. FONTE DE CUSTEIO. O artigo 75 da Lei nº 8.213, de 1991, com a redação da Lei nº 9.032, de 1995, aplica-se imediatamente às pensões concedidas antes da sua vigência, não sendo admissíveis as alegações fundadas na garantia de imodificabilidade do ato jurídico perfeito e na indevida retroatividade.

TRF4 - 12 de Dezembro de 2006

0 comments

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Total de visualizações de página