Estudo da Evolução Histórica do Estado 01.03.2011

quarta-feira, 2 de março de 2011


Estudo da  Evolução Histórica do Estado

E através do estudo da evolução histórica do estado que Será possível verificar didaticamente os tipos estatais e suas respectivas características nas diferentes épocas da história da humanidade em verdadeira sucessão cronológica
Período que se inicia com o surgimento da escrita até o ano 476 da Era Cristã,época em que se deu o fim do império romano do Ocidente. O Estado Da Época Oriental (Egito, Assíria, Caldeia, Pérsia, Palestina, Índia, China, Japão...). Importante ressaltar que no oriente o Estado apresentou características duradouras que acabaram perdurando, muitas vezes ate o século XX. Desta forma temos que o Estado do Antigo Oriente apresentava seguintes características:
A)     Caráter sacro e religioso do poder  isto é o soberano era considerado divino e filho dos deuses consistindo neste fato a sua legitimidade.
B)      Identificação total entre o poder político e poder religioso.
C)      Concentração dos poderes  Legislativo,Executivo e Judiciário nas mão do soberano
D)     Presença marcante do absolutismo também conhecido como despotismo  absoluto
E)      Não havia qualquer forma de representação da sociedade nem do povo e elite

1 Para Dalmo de Abreu Dallari as características fundamentais do período são natureza unitária uma vez que o estado antigo sempre aparece como uma unidade geral não demitindo subdivisões territoriais internas nem mesmo de funções unitária.

2 Religiosidade eu faz com que o Estado desta espoca seja conhecido como estateocratico  esta influencia da religiosidade afirma a autoridade dos governantes e as normas de comportamento individual e coletivo com expressões da vontade de um poder divino.

O Estado na antiguidade Ocidental

Em falando em ocidente quais são os dois estados da época de extrema repercussão Grécia e Roma. Tomando por base Grécia e Roma Sustenta-se que as características originariamente presentes quando do surgimento das denominadas cidades Estados ( “Polis”) sofrem o processo lento de transformação ate se chegar aos Estados atuais do mundo ocidental  .Desta forma tivemos
A.      Instituições políticas Gregas
Quanto ao Estado Grego não s tem notícia de um Estado Único uma vez que se englobava  toda a civilização Elenica dentre os principais Estados Gregos se destacam-se Athenas  Sparta, entriamos apesar as diferenças profundas de costumes algumas características que eram comuns nota mente na concepção da sociedade política como por exemplo a idéia da Polis ou cidade Estados que nada mais eram sociedades Políticas dotadas de auto-suficiência .Relativamente as membros ativos do Estado Grego importante destacar que somente uma elite partilhava das decisões política  desta forma a classe política era composta por uma faixa estreita do componentes da sociedade então reconhecidos como cidadãos.Esta participação política restrita a elite preservava o caráter das cidades Estados
Posto que, caso fosse possível uma ampliação seria inviável a concentração do controle em um pequeno grupo.
O governo monárquico e religioso existente no inicio passa-se a ser substituído paulatinamente por governos republicanos  ainda atrelados a religião.  O Governante não deixou de ser considerado divino entretanto, passa-ser eleito pelo povo pelos cidadãos comuns.

Sparta: Sociedade era estruturada regidamente da seguinte forma
A)     Espartanos: Os cidadãos c que detinham cidadania (Dotados da possibilidade de participar ativamente das decisões políticas do Estado) pose de terra e monopólio do poder político militar e religioso.
B)      Periecos: Descendentes dos povos dominados que se dedicavam ao artesanato e comercio.
C)       Hilotas estes eram os servos eram verdadeiras propriedades do Estado que representava a maior parte do povo e da mão de obra agrícola.





0 comments

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Total de visualizações de página